José Pereira de Souza (Índio Cachoeira)

Nascido em 1952, em Junqueirópolis (SP), divisa com Mato Grosso do Sul.
Ex-motorista de ônibus do município de Guarulhos. É um virtuose na viola caipira, admirado por nomes como Ivan Vilela, Rui Torneze, Paulo Freire, e o guitarrista americano Woody Mann. Aos oito anos de idade teve contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região.
Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho). Em 1995 tornou-se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou e gravou por cinco anos. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Mattos, Ronaldo Viola e inúmeras duplas que, de tantas sessões, ele nem se recorda de todos os discos que gravou. Além disso, seguindo a tradição dos velhos violeiros, fabrica a sua própria viola e outros instrumentos como o que ele chama de Canaã, uma pequena viola de 15 cordas, além de harpas, violões e cavaquinhos.
Índio Cachoeira é o maior violeiro do Brasil, em se falando em cultura tradicional caipira. Tem participado de diversos eventos como apresentações no Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo e Brasília, SESCs e Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Conseguiu apoio do Funcultura da cidade de Guarulhos para realizar o CD “Solos de Viola Caipira” em 2007 e, em 2008, pelo programa Petrobras Musical, realizou o CD “Violeiro Bugre – Índio Cachoeira” (Petrobras/Folguedo/Tratore). Em 2010 gravou o DVD “Índio Cachoeira – Um Violeiro Nato" (ProAC - Folguedo/Tratore).


Voltar

Patrocinadores 35º FML